Histórico e Definição
O Cavalo Marinho (Folguedo) é uma festa popular folclórica brasileira típico da Zona da Mata (uma das 4 zonas geográficas da Região Nordeste do Brasil). Foi criada em Pernambuco no século XIX. Consiste em uma váriação do Bumba-Meu-Boi e faz parte do ciclo de festejos natalinos, prestando uma homenagem aos Reis Magos. Segundo pesquisadores, o Cavalo Marinho seria um tipo de versão brasileira da commedia dell'arte (forma de teatro popular improvisado).
O Folguedo é uma ação que reúne teatro, música, dança e poesia. É encenado uma noite inteira O "banco" é o grupo de músicos que toca sentado, executando instrumentos como a Rabeca, o Pandeiro o Reco - Reco e o Ganzá. A encenação é executada em uma roda, tradicionalmente composta por homens. Atualmente as mulheres também participam da brincadeira.
Personagens
Festa do Cavalo Marinho ou Folguedo

No terreiro, os negros passam a se dizer donos do lugar. Então o capitão chama o Guarda da Gurita. Quando a situação é normalizada, surge o Empata Samba interrompendo a festa. Outros personagens de destaque são Ambrósio, Valentão, Matuto da Goma, Mané Joaquim, Véia do Bambu. Há também o Caboclo de Arubá, que é uma entidade sobrenatural que canta todas as linhas de Jurema. Quando entra Mané do Baile, inicia-se o baile, ponto alto da noite. As danças são diversas como maguião, São Gonçalo e coco. O boi surge pela manhã e é dividido entre os participantes.
Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_marinho_(folguedo)
http://www.estreladeouro.org/index.php?ARQUIVO=noticias_interna.php&ID=25
Nenhum comentário:
Postar um comentário