segunda-feira, 14 de março de 2011

Cavalo Marinho - Histórico e Definição - Arthur nº 2

     Histórico e Definição




      O Cavalo Marinho (Folguedo)  é uma festa popular folclórica brasileira típico da Zona da Mata (uma das  4 zonas geográficas da Região Nordeste  do Brasil). Foi criada em Pernambuco no século XIX. Consiste em uma váriação do Bumba-Meu-Boi e faz parte do ciclo de festejos natalinos, prestando uma homenagem aos Reis Magos. Segundo pesquisadores, o Cavalo Marinho seria um tipo de versão brasileira da commedia dell'arte  (forma de teatro popular improvisado).
      O Folguedo é uma ação que reúne teatro, música, dança e poesia. É encenado uma noite inteira O "banco" é o grupo de músicos que toca sentado, executando instrumentos como a Rabeca, o Pandeiro o Reco - Reco e o Ganzá. A encenação é executada em uma roda, tradicionalmente composta por homens. Atualmente as mulheres também participam da brincadeira.




                                                                    Personagens

 Festa do Cavalo Marinho ou Folguedo
        São mais de 70 personagens, que podem ser humanos, animais e fantásticos. O Capitão Marinho é quem comanda a cena: é ele quem oference um baile aos Reis Magos. Para isto, contrata dois negros, Mateus e Bastião, personagens cômicos, para tomarem conta do terreiro. Os dois negros são amigos e dividem a mesma mulher, Catirina. 
        No terreiro, os negros passam a se dizer donos do lugar. Então o capitão chama o Guarda da Gurita. Quando a situação é normalizada, surge o Empata Samba interrompendo a festa. Outros personagens de destaque são Ambrósio, Valentão, Matuto da Goma, Mané Joaquim, Véia do Bambu. Há também o Caboclo de Arubá, que é uma entidade sobrenatural que canta todas as linhas de Jurema. Quando entra Mané do Baile, inicia-se o baile, ponto alto da noite. As danças são diversas como maguião, São Gonçalo e coco. O boi surge pela manhã e é dividido entre os participantes.


Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_marinho_(folguedo)
            http://www.estreladeouro.org/index.php?ARQUIVO=noticias_interna.php&ID=25




Nenhum comentário:

Postar um comentário